A Noruega já foi tema 2 vezes aqui no blog: No post sobre a cantora de jazz Hilde Louise Asbjornsen e no post sobre o Hardanger Fiddle, um instrumento típico que tem o formato de um violino e tem 8 cordas. Um espectáculo! A Escandinávia é um região da Europa que abrange a Noruega, a Suécia (formando a Península Escandinava) e a Dinamarca. A Finlândia possui uma cultura um pouco diferente desses países, chamada de fino-úgrica, por influencia russa e é então considerado um país fino-escandinavo. O que pode ser bem conhecido fora desse extremo norte europeu é bandas de metal, porque é realmente um estilo muito popular por lá, principalmente na Finlandia, onde o sucesso de bandas como Nightwish, Children of Bodon, Finntroll, etc...
A música folk escandinava pode ser encontrada no Metal, ou , mais precisamente, no Folk Metal. Eles amam muito sua música, folk/viking (outro sub-genero de heavy metal é o viking metal, caracterizado pelo uso de teclados e instrumento folk nórdicos) e , praticamente a maioria das bandas de metal escandinavas usam temáticas sobre a mitologia viking, instrumentos antigos e canções em versões antigas das línguas nórdicas!Um projeto muito interessante é o Folkearth, um projeto internacional que reúne vários artistas para tocar música folk/viking, criado em 2003.O tema principal das músicas do grupo é a mitologia nórdica, celta e grega e são muitos os músicos, de várias bandas, que se juntaram para fazer esse projeto. O site (http://folkearth.cjb.net/) tem mais informações!
Em um post anterior, eu citei uma banda norueguesa chamada Valkyrien Allstars (http://www.valkyrienallstars.com/)! Eles são muito loucos e fazem música folk só com hardanger fiddle, aquele instrumento típico! Os integrantes, a Tuva Livsdatter Syvertsen, Ola Hilmen e Erik Sollid tocam juntos desde crianças e em 2002 montaram a banda, com Magnus Larsen no baixo e Martin Langlie na bateria! Já ganharam vários premios, como o "Folklarm" de Melhor Grupo Folk do Ano, em Setembro de 2008, na Noruega.
O Valkyrien Allstars tem sido um dos principais resposáveis pela difusão da música folk norueguesa no mundo, com uma agenda de turnés anuais pela escandinávia, para a Rússia e até para o Japão. #claroquenuncapeloBrasil ¬¬ Embaixo, um link muito legal deles tocando Knepphaliingen, uma música tradicional!
http://vimeo.com/1194779
Outro projeto incrível é o da ex-vocalista do Nightwish Tarja Turunen, o Noche Escandinava.
O projeto reúne suas amigas, a finlandesa Marjut Paavilainen (mezzo-soprano), a noruegusa Ingvild Storhaug (mezzo-soprano) e a pianista japonesa Izumi Kawakatus. Na época que criou o projeto, Tarja estava estudando música Lied na Alemanha e percebeu como os compositores escandinavos como Jean Sibelius e Edward grieg eram pouco conhecidos por lá. Então, Tarja e suas amigas reuniram durante as edições do Noche Escandinava várias canções no formato lied (canção para um cantor solo, acompanhado de piano) de origen escandinava, austríaca e alemã. Na segunda edição, Ingvild foi substituída pelo barítono finlandes Juha Koskela, pois o repertório iria ser apenas de música folclórica da Finlandia. Em 2005, um cd do projeto foi disponibilizado para venda pelo site de Tarja (http://www.tarjaturunen.com/), o Noche Escandinava II - A Finnish Evening from Buenos Aires - Argentina (terra do marido dela, Marcello Cabulli). o Noche Escandinava III já foi citad por Tarja, mas nunca foi lançado. Ainda no Nightwish, Tarja e os outros tocavam e usavam muitos elementos folk nas suas músicas, algumas na língua finlandesa (suomea) . Kuolema Tekee Taiteilijan (compos. Tuomas Holopainen) me fez ter vontade de estudar finlandes. Depois que Tarja saiu, eles cortaram essa música do playlist porque a nova vocalista, Anette Olzon, não é fluente em suomea ¬¬
Kerran vain haaveeni nähdä sain
En pienuutta alla tähtien tuntenut
Kerran sain kehtooni kalterit
Vankina sieltä kirjettä kirjoitan
Somente uma vez eu poderia ver meu sonho
Não senti a pequenez sob as estrelas
Uma vez havia barras em meu berço
E como um prisioneiro, eu escrevo uma de carta de lá.
" A música não tem fronteira ou idade - tem apenas a simplicidade de uma mente aberta."
Um comentário:
guria!!!
eu vi esses filmes na sessão da tarde!!!
chorei!!!
hahahahaha!!!
sou uma Emo mesmo!!!!
bem, já que este post fala de sonhos no final, tenho certeza que tu vai realizar o sonho da tua vida de ter o "violinão folk" q tu tanto quer !!!
escrevi Violinão só de sacanagem, viu!!!! hahaha!!!
Postar um comentário