sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Música do Móveis!

Que saudade de ouvir Móveis Coloniais de Acaju! A banda, que se apresentou ontem a noite, no @circo_voador, no Rio de Janeiro é uma daquelas bandas cuja a genialidade começa pelo nome! Móveis Coloniais de Acaju já instiga as pessoas a saber do que se trata, qual é o som que os caras fazem, como chegaram ao sucesso e, assim como o nome, tudo isso se responde também com uma longa história e muita originalidade. Eles são daquelas bandas a favor da "música sem fronteiras", fazem um mistura de vários estilos; o que eles próprios chamam, mais uma vez usando de pura criatividade, de "feijoada búlgara", que seria a mistura de rock, ska* mais os rítmos brasileiros e do leste europeu (#necessita especificações ¬¬)!

Formada em Brasília em 1998, o início é basicamente o mesmo de quase todas as bandas: um grupo de amigos com vontade de se juntar para tocar junto, experimentar sons diferentes e se der certo, beleza! Mas, deu mais do que certo! Com nove integrantes, eles misturam os sons de guitarra, baixo e bateria com trombone, gaita cromática, flauta transversal e saxofones e mais a bela voz de André Gonzáles**. #AdoroEle! Essa mistureba divertida pra caramba, faz agente querer sair correndo e comprar o cd. O que não se faz necessário, pois a banda disponibilizou o último álbum para download, C_ml_te, inteiramente gratuito! #tabomprati?



Desde de que a banda começou a participar de importantes festivais brasileiros de música e tendo realizado uma turne mais que bem sucedida pela Europa em 2008, o Móveis vem se consolidando como a banda independente mais importante do Brasil, não só pelo massivo uso de internet para divulgação (via blogs, twitcam e pré-estréias de clipes no canal do Youtube) mas pelo status de banda-empresa, não sendo apenas os músicos, mas o Móveis é todos os outros integrantes que ajudam a organizar as próprias turnés, vender os produtos os produtos da banda como camisetas e acessórios e produzindo os próprios discos!



O show que eles fizeram por aqui foi em abril e eu não pude ir #quasemorrideraiva! :(
Nós estamos ansiosos pela próxima visita da movelaria em terras gaúchas! :D




http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br/

http://www.myspace.com/moveis

http://twitter.com/moveis

http://www.youtube.com/user/moveiscoloniais

*Ska é um rítmo jamaicano que surgiu no fim da década de 50, combinando elementos caribenhos como mento e o calipso e americanos como jazz, jump blues e R & B (rythm and blues).Foi precursor do rockstead e do reggae. Suas letras trazem sinais de insatisfação, abordam temas como a marginalidade, descriminação, a vida dura de trabalhador e acima de tudo, a diversão em harmonia. No Brasil, os primeiros passos do ska remontam a época da jovem guarda, com releituras de sucessos jamaicanos, por nomes como Renato e seus Bluecaps e Wanderléia porém, poucos se davam conta que aquilo se tratava de ska. Entre as novas bandas que continuam procurando espaço para esse rítimo no undreground no Brasil, estão Móveis Coloniais de Acaju, Skambo, Anista, Radio Ska, Zé Oito, e muitas outras!




**Li uma matéria escrita pos Eduardo Carli de Moraes que definia André Gonzáles assim: "O vocalista André Gonzáles parecia um molecão anfetaminado que pula, se contorce, s eesgoela e se esparrama pelo chão e pelos ares, sempre com a energia no talo, como um coelho da Duracell chapadaço que está sempre com as pilhas repletas.Ele canta como faria um Frejat mais punk e desencanado, um Amarante do cabelo-sujo um um Julian Casablancas mais extrovertido e sacana. E sempre se entregando com toda à performance"



Eu não poderia definir melhor... :D


3 comentários:

Dani Velozo disse...

Lindo post! Parabéns!
Nós fãs da mobília sempre quermos mostrar o Moveis pra todo mundo né!? rs
EU acho q todo mundo pelo menos 1 vez deveria ver o show dos caras! Remédio melhor não há!

#toca_moveis_ai o/

Alessandra Melo disse...

Adorei o Post moça!
e eu sendo uma Cupim venho deixar gravado aqui, Móveis é realmente uma banda muito boa!

sexta aqui no rio teve show deles no Circo Voador e de verdade, decolou o circo!

Viva Móveis!

Helena Oliveira Correa disse...

Obrigada meninas!
Eu #AMO móveis desde que conheci eles, na MTV! #amoraprimeiravista
INfelizmente não pude ir no show deles em Porto Alegre mas tenho esperança que eles venham de novo ainda esse ano!
Continuem lendo o blog! Bju XD