terça-feira, 10 de agosto de 2010

Noites Escandinávas...

Ontem assisti um filme sobre um assunto que, #confesso, adoro: príncipes! Não sei se vocês já viram Um Príncipe em Minha Vida (The Prince and Me). É o sobre o príncipe dinamarquês Edvard, que viaja para a América e conhece a estudante interiorana de medicina Page Morgan e se apaixona. Mas ele está prestes a assumir o trono da Dinamarca e precisa se casar. Aí, pede Page em casamento, que prefere se formar primeiro. No segundo filme, uma sequência desastrosa em comparação a primeiro (Um Príncipe em Minha Vida 2: Casamento Real), finalmente acontece o casamento e Page vive para sempre um conto de fadas moderno, se tornando rainha consorte da Dinamarca! Embora o segundo não sendo tão bom quanto o primeiro, pois eles trocam a atriz original que interpreta Page Morgan, os dois filmes são lindos e mostram um pouco da cultura desses países tão distantes do Brasil, os país escandinavos, e países distantes, músicas mais distantes ainda, e então perdemos de novo de conhecer mais bandas, artistas e músicas legais.
A Noruega já foi tema 2 vezes aqui no blog: No post sobre a cantora de jazz Hilde Louise Asbjornsen e no post sobre o Hardanger Fiddle, um instrumento típico que tem o formato de um violino e tem 8 cordas. Um espectáculo! A Escandinávia é um região da Europa que abrange a Noruega, a Suécia (formando a Península Escandinava) e a Dinamarca. A Finlândia possui uma cultura um pouco diferente desses países, chamada de fino-úgrica, por influencia russa e é então considerado um país fino-escandinavo. O que pode ser bem conhecido fora desse extremo norte europeu é bandas de metal, porque é realmente um estilo muito popular por lá, principalmente na Finlandia, onde o sucesso de bandas como Nightwish, Children of Bodon, Finntroll, etc...

A música folk escandinava pode ser encontrada no Metal, ou , mais precisamente, no Folk Metal. Eles amam muito sua música, folk/viking (outro sub-genero de heavy metal é o viking metal, caracterizado pelo uso de teclados e instrumento folk nórdicos) e , praticamente a maioria das bandas de metal escandinavas usam temáticas sobre a mitologia viking, instrumentos antigos e canções em versões antigas das línguas nórdicas!Um projeto muito interessante é o Folkearth, um projeto internacional que reúne vários artistas para tocar música folk/viking, criado em 2003.O tema principal das músicas do grupo é a mitologia nórdica, celta e grega e são muitos os músicos, de várias bandas, que se juntaram para fazer esse projeto. O site (http://folkearth.cjb.net/) tem mais informações!




Em um post anterior, eu citei uma banda norueguesa chamada Valkyrien Allstars (http://www.valkyrienallstars.com/)! Eles são muito loucos e fazem música folk só com hardanger fiddle, aquele instrumento típico! Os integrantes, a Tuva Livsdatter Syvertsen, Ola Hilmen e Erik Sollid tocam juntos desde crianças e em 2002 montaram a banda, com Magnus Larsen no baixo e Martin Langlie na bateria! Já ganharam vários premios, como o "Folklarm" de Melhor Grupo Folk do Ano, em Setembro de 2008, na Noruega.
O Valkyrien Allstars tem sido um dos principais resposáveis pela difusão da música folk norueguesa no mundo, com uma agenda de turnés anuais pela escandinávia, para a Rússia e até para o Japão. #claroquenuncapeloBrasil ¬¬ Embaixo, um link muito legal deles tocando Knepphaliingen, uma música tradicional!

http://vimeo.com/1194779

Outro projeto incrível é o da ex-vocalista do Nightwish Tarja Turunen, o Noche Escandinava.
O projeto reúne suas amigas, a finlandesa Marjut Paavilainen (mezzo-soprano), a noruegusa Ingvild Storhaug (mezzo-soprano) e a pianista japonesa Izumi Kawakatus. Na época que criou o projeto, Tarja estava estudando música Lied na Alemanha e percebeu como os compositores escandinavos como Jean Sibelius e Edward grieg eram pouco conhecidos por lá. Então, Tarja e suas amigas reuniram durante as edições do Noche Escandinava várias canções no formato lied (canção para um cantor solo, acompanhado de piano) de origen escandinava, austríaca e alemã. Na segunda edição, Ingvild foi substituída pelo barítono finlandes Juha Koskela, pois o repertório iria ser apenas de música folclórica da Finlandia. Em 2005, um cd do projeto foi disponibilizado para venda pelo site de Tarja (http://www.tarjaturunen.com/), o Noche Escandinava II - A Finnish Evening from Buenos Aires - Argentina (terra do marido dela, Marcello Cabulli). o Noche Escandinava III já foi citad por Tarja, mas nunca foi lançado. Ainda no Nightwish, Tarja e os outros tocavam e usavam muitos elementos folk nas suas músicas, algumas na língua finlandesa (suomea) . Kuolema Tekee Taiteilijan (compos. Tuomas Holopainen) me fez ter vontade de estudar finlandes. Depois que Tarja saiu, eles cortaram essa música do playlist porque a nova vocalista, Anette Olzon, não é fluente em suomea ¬¬


Kerran vain haaveeni nähdä sain
En pienuutta alla tähtien tuntenut
Kerran sain kehtooni kalterit
Vankina sieltä kirjettä kirjoitan


Somente uma vez eu poderia ver meu sonho
Não senti a pequenez sob as estrelas
Uma vez havia barras em meu berço
E como um prisioneiro, eu escrevo uma de carta de lá.








" A música não tem fronteira ou idade - tem apenas a simplicidade de uma mente aberta."

Um comentário:

Marta Brietzke disse...

guria!!!
eu vi esses filmes na sessão da tarde!!!
chorei!!!
hahahahaha!!!
sou uma Emo mesmo!!!!
bem, já que este post fala de sonhos no final, tenho certeza que tu vai realizar o sonho da tua vida de ter o "violinão folk" q tu tanto quer !!!
escrevi Violinão só de sacanagem, viu!!!! hahaha!!!