domingo, 1 de agosto de 2010

Isobel Campbell & Mark Lanegan, improvável?

Aaah, Glasgow!


Essa cidade está entre meu Top 5 cidades que PRECISO conhecer até 2012 (não porque dizem que o mundo vai acabar, mas só por estabelecer uma meta). É simplismente, o berço de boa parte das bandas e artistas que eu cultuo, como Franz Ferdinand, Patrick Doyle, Mark Knopfler e Belle & Sebastian. Dessa última, até 2002, Isobel Campbell fez parte. E li que, de 1996 até 2002, período no qual ela fez parte do Belle, foram os melhores anos da banda. Não duvido que muitos concordem com isso, afinal Isobel é, realmente, excepcional, ma eu não seria tão radical assim. Continuo amando Belle & Sebastian como sempre, desde que conheci o som deles em 2000 e pirei!



Mas Isobel Campbell continua a vida o trabalho ta incrível. Violoncelista de formação clássica, ela diz que escolheu esse instrumento por "não gostar de ver a imagem dos professor refletida no piano" (... vai entender...). Sempre sonhou em participar de uma banda e viu esse sonho se materializar ao conhecer Stuart Murdoch, em 1996 e formar o Belle & Sebastian. Durante esses 8 anos que passou na banda, ela tocava diversos instrumentos como flauta, teclado, piano e violão, além de dividir os vocais com a violinista Sarah Martin. Depois de deixar a banda, no meio de uma turne pela América, ela inicia sua carreira solo, a não ser pela formação de The Gentle Waves, uma banda que, na verdade, era "Ela e os outros". Mesmo assim, lançaram 2 discos entre 1999 e 2000. Em 2003, sai, finalmente, seu disco solo. "Amorino" mostra todo o potencial de compositora de Isobel, com muito sucesso de crítica e colaborações do jazzista Bill Wells, com quem ela já tinha tocado anteriormente, entre outras colaborações.



Procurando ainda por algo ainda mais especial, Isobel compôs uma pilha de canções, que diz ela, são "cantáveis" apenas por uma voz masculina.Detalhe esse que fiquei sabendo assistindo Top Top MTV semana passada. Para achar essa "voz", ela atira bem longe do seu campo. Mark Lanegan, vocalista da banda grunge Screaming Trees e conhecido por sua voz "rouca e soturna" e, assim como Isobel, mantém vários trabalhos paralelamente ao Screaming Trees, como carreira solo e colaboração nos vocais da banda indie The Gutter Twins (que gente de fôlego infindável, e criatividade interminável, creeedo ¬¬).



A parceria de Campbel e Lanegan não podia render menos do que críticas excelentes e prêmios ao seu Ballad of Broken Seas, vencedor do prêmio Mercury, que laureia apenas artistas britânicos e irlandeses e foi eleito um dos 100 albuns da década pela New Music Magazine. Sunday at the Devil Dirt veio em 2008, com todas as 12 músicas (mais as 7 que veio na edição de luxo, como um cd bônus) compostas por Isobel. Nesse álbum está uma das minha músicas preferidas: Keep Me In Mind Sweetheart. Na minha opinião, umas das músicas que mais
enaltece a extraordinariedade da dupla Campbell-Lanegan.
O terceiro álbum desse duo (e que venham muitos ainda) Hawk. foi inteiramente produzido e arranjado por Isobel e vai ser lançado dia 14 de Agosto.Traz mais colaborações incríveis como o cantor folk americano (e gatinho ^^) Willy Mason e o ex-guitarrista do Smashing Pumpkins James Iha.
^
Confere o tracklist de Hawk.
01- We Die & See Beauty Reign
02- You Won't Let Me Down Again
03- Snake Song ( cover de Townes van Zandt)
04- Come Undone
05- No Place to Fall ( cover de Townes van Zandt)
06- Get Behind Me
07- Times of The Season
08- Hawk
09- Sunrise
10- To Hell & Back Again
11- Cool Water
12- Eyes of Green
13- Lately
Até!

Nenhum comentário: