terça-feira, 3 de agosto de 2010

Coisinhas de Irlandês! =)

Já virou moda eu começar os posts com frases terminadas com "isso é óbvio." Nesse caso, o farei de novo!
Quando ouvimos melodias folclóricas, identificamos sua origem baseados nos instrumentos que estão tocando a tal melodia! Isso é óbvio! Talvez a música celta seja a mais fácil de se identificar pela quantidade de instrumentos típicos das terras altas! Tu já ouviu falar em Bodhrán, Tin Whistle e Uillean Pipes? Se não, saiba que são os nomes certos para um tambor, uma flautinha e a conhecida gaita-de-fole e seus nomes derivam do gaélico irlandês, idioma que, hoje em dia é falado apenas nas zonas rurais da Irlanda! Ainda tem o Uillean Pipes, a gaita-de-fole e o Fiddle, o nome folk do violino. :D. É legal conhecer afundo sobre todos esse "arsenal" que faz a música celta ser tão rica, mas se eu fosse escrever sobre tods s tipos que cada um tem, esse post teria 1000 quilômetros (#exagero). Então, vamos falar dos principais, começando pela pequenina, a Tin Whistle!

A Tin Whistle é uma flauta minúscula, de metal e com seis furos.
É muito simples de ser tocada e possui várias afinações. O som tem muito a ver com que "tin whistle" significa: assobio e é realmente muito fácil de aprender. Na Internet estão a venda livros com tutoriais, para que não sabe ler partitura e vários tunes, os temas irlandeses. Quem estudou flauta doce, nota a simplicidade com relação à digitação, mas tocar bem requer prática! Existem várias afinações (D, Bb, C) e são fabricadas geralmente em estanho e cobre, como a Low Whistle, uma variação da tin whistle, mais grave.A mais comum é a "Low D" afinada uma oitava abaixo da tin whistle em D.



O Bodhran (pronuncia-se Baurón) é o tambor irlandes, largo e achatado. O bodhran foi usado na Rebelião Irlandesa de 1603 para organizar os soldados e anunciar a chegada militar! Ao contrário do que parece quando se vê alguém tocando, não é difícil de aprender. É como aprender a andar de bicicleta, nunca mais se esquece. Claro que, como a whistle, para mandar bem, tem que treinar. No youtube, a americana de origem escocesa Michelle Stewart fez um vlog com aulas bem detalhadas e ainda, uma maneira criativa de estudar bodhran sem bodhran, o que é muito necessário para nós, brasileiros, sem acesso a eles!






O Uillean Pipes é a mais conhecida gaita-de-fole (existem vários tipo, e a irlandesa não é a mesma da gaita-de-fole escocesa, chamada de gaita das highlands), e é o símbolo da música celtica irlandesa. É uma das únicas que conseguem atingir duas oitavas e a única que produz staccatos (interrupções no som, tornando a nota mais curta). Gaitas de fole pertencem á família dos aerofones, instrumentos com basicamente um tubo melódica, que se chama cantadeira e é onde o músico digita a música, um insuflador mediado por uma válvula chamado de assoprador e ambos estão ligados a um fole. Geralmente, tem mais um tubo melódico que produz uma nota pedal em harmonia com o tubo melódico (chamado de bordão).
O Fiddle, é qualquer instrumento de arco ( Ravanahatha, Erhu também são chamados de fiddle) e mais utilizado para se referir ao violino. É também uma expressão coloquial. Na gringa, eles se referem aos seus violinos, violas, cellos e contrabaixos como "My Fiddle" #quefofo
O que muda entre o fiddler e o violinista? Apenas o quanto o violinista curte musica folk e escuta grandes fiddlers como Eileen Ivers, Liz Knowles, Natalie McMaster, Aladais Fraser. Hoje em dia, muitos violinistas de formação clássica são ótimos fiddlers e conseguem transitar entres as "pegadas clássica e folk" sem nenhum tipo de "ranço". Patrick Mangan e Niahn Fahy, fiddlers do Riverdance são um bom exemplo.



Falamos de quatro instrumentos da música folclórica irlandesa. Existem muitos outros, exclusivamente gaélicos como tiompán, e outros que são muitos usados na música irlandesa mas são bem conhecidos como a harpa, a flauta transversal de madeira e a concertina, um tipo de acordeão diatonico que também é conhecido como concertina hexagonal. Ah, tá faltando outras coisinhas que irlandês curte, mas vamos a deixar a Guinness, o Irish Cream e o Schamrock para o próximo post!



Até! =)

Nenhum comentário: