terça-feira, 23 de novembro de 2010

2010 - A Invasão Independente

Bom, pelo menos isso dá pra dizer que está melhorando e 2010 foi um ano para brindar o Indie! Claro que a cena independente já existe desde os tempos que música é música, mas parece que a gurizada está cada vez mais se ligando em bandas e artistas independentes e, com base nos acontecimentos musicais desse ano, podemos afirmar que, "SIM", é possível fazer SUA música, vender do SEU jeito e divulgar a SUA maneira!!! Atribuir esse grito de liberdade aos tempos modernos é uma unanimidade, já que hoje em dia se pode gravar em um MP3 player sua música e subir na sua pagina do MySpace na lan mais próxima pelo o que, 1,00/minuto, na falta de um computador próprio. Isso tem lá seus muuuitos prós e alguns contras bem significativos. Dos anos 90 pra trás, fazer sucesso na música dependia, necessariamente, de ser ouvido por alguém que trabalhe em uma gravadora de médio porte, ás custas de muito show em barzinhos, gravações em fitinhas ou cds de péssima qualidade e muitos,...muuuitos "nãos". Não que hoje isso não exista, mas a globalização da internet criou praticamente um novo mundo, paralelo ao real, onde é possível encontrar todo mundo, divulgar e comercializar sua música, fazer seu próprio projeto gráfico e site. Coisas que só vinham ao artista depois de ser contratado, ter sua mente lavada e sua música totalmente "adulterada". A geração de hoje encontrou na cena independente uma maneira tão eficaz de "chegar ao estrelato" que podemos dizer, e isso eu já ouvi a muito tempo, que o underground virou mainstream!




Não gosto de me posicionar quanto a gostos musicais já que, as vezes até eu mesma me surpreendo com a musica de algum artista que tempos atrás não me agradava. Isso sempre me acontece ¬¬. E sim, sempre ouvir, ouvir de novo, ouvir lendo a letra,se houver e assim por diante. Aprendi com isso a ter respeito com todos os artistas que fazem música verdadeira não importando o gênero (só quando há picaretagem, aí eu já não curto...#eComoTem!). Hoje, todos os gêneros tem lugar no independente e isso é muito legal, já que abre caminho para várias


fusões de estilos e novas roupagens para estilos pouco conhecidos ou pouco difundidos como música folclórica (eis a principal corrente onde o esse blog se baseia). Esse ano, estourou na mídia vááários álbuns de artistas independentes, como Móveis Coloniais de Acaju, premiado no Multishow na categoria "Experimente", embora a banda tivesse bons anos de estrada; Aclamamos a volta de Tiago Iorc..e pelo blog dele, fiquei sabendo que participou do Grant Mind Festival 2010, na Coréia do Sul, dia 23 de outubro! #queorgulho...e muitos outros, além de falar sobre estilos de vestir independentes!




Eu vivo postando maravilhosos exemplos aqui e peço sempre para os leitores me enviarem sugestões de bandas e artistas (quanto mais desconhecido, melhor). Vivemos em um país onde cada canto é um Brasil diferente do outro e isso nos faz especiais e agraciados por ter tantas identidades musicais. Então viva a essa pluralidade musical e que, cada vez mais , todo mundo tenha seu espaço e sua legiãozinha de fans para ver gritando seu nome....nem que seja em forma de número de followers!

Nenhum comentário: