domingo, 9 de agosto de 2009

Orquestra Contemporânea de Olinda



Um dia desses,durante o intervalo algum dos programas da Mtv,me chamou a atenção a propaganda de um clipe ,para ser votado e ir ao ar no Programa Lab Br (sábado e domingo,11h00).Estou falando de "Ladeira",da Orquestra Contemporanea de Olinda.Uma mistura bem sucedida da autêntica musica pernambucana com inovadores arranjos para metais e percussão,a Orquestra junta a nata da musica pernambucana,encabeçada por Gilú,o idealizador do projeto e percussionista.Além dele,a orquestra é composta em parte por membros da Academia de Berlinda,outro grande expoente da musica em Olinda,como o compositor e cantor Tiné,e o baixista Hugo Gila.Também participa o rabequeiro e compositor Maciel Salú,filho de mestre Salustiano,pelo baterista Rafael Beltrão e pelo compositor,cantor e produtor musical Juliano Holanda.Essa metade da banda é responsável pelo processo criativo,ja que a muito trabalham juntos em outros projetos.A outra metade é composta por Ivan do Espírio Santo,Lucio Henrique,Luiz Antonio,José Abimael,Adriano Ferreira e Alex Santana.Todos esses responsáveis pelos intrumentos de metal,que dão a identidade única para as música da OCO.
As músicas misturam elementos da musica pop,jazz,afrobeat e bastante da musica brasileira como samba,fazendo um carnaval fora de epoca e sendo chamado de laboratório de harmonias ,ritmos e melodias.O que é mais legal na minha opinião,falando um pouco não-diretamente da OCO,é que ,quanto tu procuras saber um pouco mais ,tanto sobre a OCO quanto sobre a Academia de Berlinda,logo tu descobre um monte de outras bandas e artistas de altíssimo nível.E isso,para quem vive no lado oposto do país como eu,é muito legal.A maioria dessas joias musicais não chega aqui,a não ser via Mtv e se tu nao busca saber mais,acaba perdendo de ouvir musica boa e de conhecer projetos sociais que realmente valem a pena!
Mais informações no sites :

3 comentários:

Clarisse disse...

Que legal!!
E que tri que tu pesquisou sobre os caras... Muito bom conhecer artistas, músicas e ritmos novos!
Adorei o post!!
Beijão, guria!

Hilda B. disse...

É isso aí...agora vá se embrenhando no trabalho solo de cada um deles: no de Gilu ( c/ Bonsucesso Samba Clube), Tiné, Maciel, Juliano, vc vai ficar doida descobrindo as maravilhas individuais que cada um produz, e como tudo isso pôde ser combinado, equalizado e transformado na OCO!
Bem vindo ao maravilhoso mundo da música pernambucana!

Wagner A. B. Fiorio disse...

Prezada Helena,
Acompanho seu blog, o qual gosto muito. Tenho um blog sobre musica que grudam (na minha cabeça é lógico). Dê uma passada no naoparodeouvir.blogspot.com e deixe suas impressões por lá. Não há análises críticas sobre a banda ou qualquer outra pretensão, a não ser de colocar em algum lugar público, musicas e bandas que acho interessantes. Peço ainda que continue, pelo seu blog, compartilhando estas seletas delícias musicais que vc ouve.
Até breve,
Fiorio