sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais Pernambuco,Mais música boa!!!

Seguindo o conselho de uma amiga de Pernambuco,que leu meu ultimo post sobre a Orquestra Contemporânea de Olinda ( e que é sortuda,porque ela ta lá pra assistir os shows e eu não,hehe), fui me "embrenhando" nos trabalhos solos de cada um dos integrantes e descobri uma verdadeira mina de ouro musical!! :D


O primeiro grupo que achei foi a Academia de Berlinda,formado por Tiné e Hugo Gila,que são da OCO,além de Tom Rocha na percussãoe bateria,Gabriel na guitarra,Irandê na bateria e na percussão ,Urêa nos vocais e percussão e Yuri no baixo.A instrumentação ,é claro,bem diferente da OCO que é cheia de metais,Mas a busca por arranjos mais misturados e com muita força na música folclórica pernambucana é a mesma!Uma coisa muito legal que talvez eu nao veja tanto nas bandas daqui é que elas são formados por amigos que seguem com seus trabalhos solos ou com outras bandas,sem sair do estado em busca de mais projeção.Claro que isso faz habitantes do outro canto do país (como eu!) nao terem fácil acesso a essa " fonte de idéias boas" que é a cena musical de Pernambuco!Outro membro da OCO que,com sua popularidade na musica pernambucana,me ajudou a conhecer mais sobre a cultura foi Maciel Salú,um dos mais influentes artistas de lá.Ele tem uma trajetória marcada por muitos projetos como Quentes do Forró,Terno de Terreiro (adoro esse nomes) e muito outros!Vem de uma família ligadíssima a cultura local ,pertencendo a uma terceira geração de rabequeiros dos Salustiano !

Claro,que é muito mais vasta a cena musical de Pernambuco,não vo ter como conhecer tudo via Youtube,Google e Mtv.Vo ter que ir lá para ter uma idéia da riqueza cultural e conhecer o trabalho pessoalmente.É,tem coisas que nem os tempos modernos conseguem fazer!!!





visite:
www.myspace.com/academiadaberlinda
http://www.musicadepernambuco.pe.gov.br/
www.myspace.com/macielsalu

Um comentário:

Hilda B. disse...

Com certeza, quando vc conhecer o lugar, muita coisa vai passar a ter um sentido maior, diferente!
Academia da Berlinda é irresistível, vc não consegue ficar parado!!!
Da Academia da Berlinda, música nova ( eles estão c/ projeto de disco novo)http://www.youtube.com/watch?v=icfrhmiiGEU