sexta-feira, 19 de abril de 2013

Instrumentos criados por Leonardo da Vinci

Dia 15 de Abril comemorasse o aniversário de do grande gênio das artes Leonardo da Vinci e a OSB Orquestra Sinfônica Brasileira prestou uma linda homenagem em sua página no facebook a esse mestre!
Abaixo, três instrumentos criados por ele:



1) A Lira da Braccio construída em prata, cuja a caixa acústica tinha formato de crânio de cavalo, foi um presente de Leonardo da Vinci para Ludovico Sforz - o Mouro. Ele foi oferecido em 1482, ano de sua chegada à Milão.

2) O órgão de tubos de papel, com fole duplo e contínuo e teclado vertical foi inventado e descrito por Leonardo da Vinci no Código Madrid II. Ele representa uma revolução conceitual de enorme peso em sua época, antecipando em três séculos o acordeom moderno.

3) Batizada por Leonardo da Vinci como "Viola Organista" este instrumento, descrito nos Códigos Madrid I e II, em "O Atlântico" e no "Manuscrito da França", representa o ápice da invenção leonardiana aplicada aos instrumentos musicais. Sua peculiaridade reside na possibilidade de se obter um grande número de sons sob o controle dos dez dedos, conseguindo assim, polifonias de expressividade ao se modificar a dinâmica e o som quando a corda vibra.


"Música é o alimento da alma e a mais brilhante das artes". (Leonardo da Vinci)

Até o próximo post!!

3 comentários:

Bettega disse...

Parabéns pelo blog, muito legal este teu ponto de vista comparativo da música e muitas vezes esquecido por muitos...

Helena Oliveira Correa disse...

Muito obrigada!!!! continue acompanhando! =)

Gustavo Britos Zunín disse...

Muito interessante e bem pouco conhecido,