terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fiddler do Riverdance!

Vai dizer que, para nós que amamos música irlandesa, não é um emprego tentador??

Afinal, estar em uma turne por toda a Europa, com uma trupe de bailarinos irlandeses e mais um montão de gente de todo o canto, sentar naquele lugarzinho privilegiado e para fazer parte de um show daqueles. Eu ia de graça.hahah


Riverdance foi definitivo para que eu decidisse me aprofundar em música celtica.O show foi elaborado para um simples intervalo de 7 minutos do Eurovision, competição anual onde cantores e grupos musicais representantes de vários países se apresentam e, é claro, é escolhido o melhor!

Naquele ano,a Irlanda era anfitrã, pois tinha vencido no ano anterior. Moya Doherty,a produtora irlandesa poderosérrima convidou Bill Wheland para compor a música do espetáculo. O sucesso daqueles 7 minutos foi tão grande que em outubro de 1994 ja estava sendo elaborada e versão de 2 horas de shows, com mais números de dança e a combinação de outros estilos como sapateado americano, o flamenco e a dança folclórica russa.



O grupo fixo de musicos e composto pelo percussionista e produtor musical Noel Eccles, a multiatrumentista bulgaro Nikola Parov, o acordeonista Martin O'Connor e o violonista Rafael Riqueni. Os outros tantos que vemos na Rierdance Orchestra são convidados. O primeiro show que eu vi foi Riverdance live in New York . Realmente foi umas das coisas que mais me emocionaram pois toda a beleza da cultura irlandesa parece ser traduzida naquele show.

A musica ,as danças o palco.Tudo!


A fiddler que tocou nesse show de 1996 é Eileen Ivers, minha fiddler preferida. Nascida no Bronx no EUA e descendente de irlandeses,ela começou muito jovem sua carreira. Hoje ,ela ainda se apresenta regularmente com o Riverdance e em festivais folk na Irlanda, nos Eua e muitos outros países ,também com sua banda, Eileen Ivers and The Immigrant Soul.


Hoje,o Riverdance divide sua equipe em trupes.
Em cada turne, um "escalação" diferente de bailarinos, solistas e músicos.
Os novos fiddlers de Riverdance são Patrick Mangan, um americano vencedor de muitas medalhas e que tocou pela primeira vez com o Riverdance as 16 anos. Participa da turne Boyne, pelo Canadá 2009-2010.A fiddler que partipa das Turnes Corrib, pela Europa 2009-2010 e pela turne Foyle, durante o verão é Niamh Fahy.Nascida na Irlanda, foi aluna do renomado mestre Antoin MacGabhann e graduada pela U.C.C. Em entrevista, disponível no site do Riverdance, ela conta a experiência de ter passado pela audição em Dublin e como sempre quis tocar no show.



Agora ,um turnê pelo Brasil seria muito bem-vinda,não?


2 comentários:

Wagner A. B. Fiorio disse...

Sem dúvida concordo! Uma passada pelo Brasil nos ia fazer muito bem.

Unknown disse...

eu vi esta ultima tocar num show em Dublin...muito boa afinadíssima, mas de pegada clássica, ideal pro show mas naum chega aos pés da Eileen...