domingo, 24 de maio de 2009

ANIMA -Musica Mundana HUmana et Instrumentalis



Esses dias minha amiga me emprestou um cd muito interesante: Espiral do Tempo;do grupo brasileiro ANIMA.Eu só sabia que se tratava de musica medieval.Mas,ao escutar as 13 faixas e ler o belíssimo encarte,eu percebi que é um dos grupos mais ativos em um genero pouco explorado no brasil: a música folclórica brasileira.Eles interpretam canções mediavais da europa e da tradição oral brasileira.Espiral do Tempo ganhou ,em 1997,o Prêmio Movimento de Música Popular Brasileira,na categoria melhor CD instrumental e o Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte – na categoria melhor grupo de música de câmara, ano 1998,entre outros.
Entre a minhas preferidas,está "Cant'as Mangueira/adeus Surpresa",duas melodias coletads por Camargo Guarnieri,em 1937,na Bahia,misturando ritmos como xaxado e bumba-meu-boi.

fontes consultadas:



pt.wikipedia.org/wiki/Anima_(grupo)


Um comentário:

Wagner A. B. Fiorio disse...

O Grupo se apresentou neste último dia 18 no Teatro Municipal de São Paulo. A apresentação foi impecável. Os músicos deste grupo mandam muito!