quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ouvindo "Fargint Zikh".....

Porque o legal de escrever um blog é descobrir bandas bacanas e ainda ganhar CD nas promoções! Acaaaaba de chegar da Alemanha meu CD da Yxalag Klezmer Band " Klezmer Tales - Fargint Zikh". É o segundo CD da banda e, para quem curte o estilo e gosta coisas novas e exóticas, o som deles é incrível!!! Fiquei muitos feliz pelo CD, é um trabalho maravilhoso! O título da primeira música, composta pelo clarinetista do grupo Jakob Lakner, significa o que a música klezmer representa para todos que apreciam interpretam este estilo: paixão, melancolia, solidão, consolo, felicidade, vida alegre. O mais legal é a grande diversidade de outros gêneros musicais, tanto nas músicas compostas por Jakob como nas tradicionais arranjadas por eles, como jazz, tango, canções melancólicas do folclore russo, búlgaro  alemão, bossa e muitos outros. O resultado é essa sonoridade tão profunda e sortida! Aqui, a faixa principal do novo CD, disponível no Youtube:



Recentemente, quando descobri o som deles na web, escrevi um post bem completo, confere aqui:
http://reffolk.blogspot.com.br/2012/09/yxalag-klezmerband.html

Como eu disse, essa é o segundo CD, o primeiro é o "Klezmer Tales  - A Yiddishe Mame". Os dois CD's podem ser adquiridos no site da gravadora German Pops
http://www.germanpops.de/de/klezmer_tales_fargint_zikh;1.3.6.0.html


Agradecimento especial ao Ulrich Zeller, contrabaixista da Yxalag por me avisar da promoção e me enviar o CD!!! Danke, Uli! :)


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tony Gatlif & Os Ciganos no Cinema

Hoje vou escrever sobre um cineasta cujo os filmes são uma verdadeira fonte de informação e inspiração sobre a cultura e a vida cigana. Essa iniciativa de escrever sobre ele nasceu depois que eu assisti uma de suas obras primas, Gadjo Dilo (1997). Tony Gatlif , um cineasta nascido na Argélia, filho de pais ciganos, decidiu devotar seu trabalho a reproduzir as belezas, a riqueza cultura, os relacionamentos e a contar historias sobre um povo o qual ele conhece muito bem e admira, através de seus filmes. Para isso, ele se cerca dos melhores atores, roteiristas e produtores e faz um cinema instigante, ousado e claro, premiado nos mais importantes festivais do mundo.
Sua filmografia traz uma coleção de filme sobre a cultura cigana vista sobre vários olhares e temáticas. Em Gadjo Dilo (O Estrangeiro Louco), Stephane sai em viagem a procura de uma cantora que seu pai gostava muito e ouvia em fitas cassete, Nora Lucca, e acaba chegando em um vilarejo cigano nos confins da Roménia, fazendo amizades sinceras, apesar da falta de comunicação na mesma língua, amores e descobertas não só sobre sua busca primeira, mas sobre si mesmo. Claro que tudo isso regado a muita musica folk, danças ciganas e atuações extraordinárias de Romain Duris, ator preferido de Gatlif pois atuou em mais alguns tantos filmes dele; da atriz e cantora romena, de origem alemã Rona Hartner e de tantos outros que interpretaram eles mesmos: ciganos.
Alem de dirigir e escrever os roteiros de seus filmes, com parcerias, claro, Tony Gatlif ainda e responsável pela trilha sonora, selecionando grupos e cantores (foi justamente em Latcho Drom (1993) , que eu conheci o grupo Taraf de Haidouks, sobre o qual eu escrevi la no inicio do blog em 2009 e citei em vários outros posts!). Em Latcho Drom (Em algum dialeto cigano "Estrada Segura"), somos transportados para uma incrível viagem cigana, que sai do Rajastao, na Índia para a Espanha, passando pela Turquia, Romênia, Hungria, Republica Tcheca, Alemanha e França, mostrando que, apesar dos inúmeros crimes cometidos contra esse grupo étnico em vários momentos da historia, como o massacre nazista, que dizimou milhares de ciganos nos campos de concentração, não se em nenhum momento o retrato de um povo vencido, muito pelo contrario, se vê pessoas que não importando o lugar ou circunstância fazem da vida uma experiência de musica, danças e cores contagiante. Em Gadjo Dilo, podemos ver em ação o cantor Adrian Simionescu, que canta a canção principal do filme, "tutti frutti" na cena aonde Stephane os grava interpretando a musica e a cigana Sabina dança. No filme Transylvania (2006), podemos acompanhar outra viagem, mas desta vez a de Zingarina (Asia Argento) que parte, junto com sua amiga, em busca de seu namorado, pela Romênia e descobre um mundo magico e atmosfera única na Transylvania, visitando lugares impares e nesse longa, podemos ver a cantora húngara Palya Bea, que atua em uma cena cantando "Tchiki Tchiki" mas tem varias outras musicas na trilha sonora.

Sobre seu trabalho consagrado, Tony Gatlif disse:
"Toda a minha arte é de intervenção; não faria cinema se assim não fosse. Por intervenção quero dizer pelo povo, pela justiça, contra a injustiça. É preciso combater contra os estereótipos. Só conhecendo o povo de dentro — como eu conheço — isso é possível"

Filmografia
La Tête en ruine (1975)
La Terre au ventre (1978)
Corre gitano (1981)
Canta gitano (1981)
Les Princes (1982)
Rue du départ (1985)
Pleure pas my love (1989)
Gaspard et Robinson (1990)
Latcho Drom (1993)
Mondo (1995)
Gadjo dilo (1997)
Je suis né d'une cigogne (1998)
Vengo (2000)
Swing (2001)
Exils (2004)
Transylvania (2006)
Korkoro (2009)
Indignados (2012)

Trecho do filme "Latcho Drom" no qual aparece a banda gypsy romena "Taraf de Haidouks".