terça-feira, 31 de julho de 2012

...e os mêses passaram!!!

Pois sim! Se alguém visitou este blog nos últimos mêses e/ou está visitando agora (o que eu duvido muito, pela trabalheira de achar leitores quando as postagens eram regulares...), pode estar se perguntando por quê não achou publicações novas dessa autora que vos fala (ou não).
Bom, muito aconteceu, sai para reflexões pertinentes, colocar trabalhos em dia e.....adquirir idéias novas para o blog! e pode crer, achar idéias novas para um blog sobre música antiga e folk é bem difícil.
Nesse meio tempo, eu passei mêses de intenso trabalho com música antiga, trabalhando no Instituto de Artes- UFRGS a Ópera barroca "Dido & Enéias", de Henry Purcell e libreto de Nahum Tate! Uma incrível oportunidade de passar bastante tempo tocado com arco barroco  e corda de tripa (para quem toca instrumento de cordas friccionadas, sabe a baita diferença que faz), além de aprender muito sobre estilística de música antiga. Além diso, ainda no ambiente universitário, fiz um bom e grande trabalho, na cadeira de Iniciação à Pesquisa sobre Técnicas Interpretativas de Música Folclórica Húngara na Rapsódia n°2 de B. Bártok. Infelizmente não fui a campo atrás de gravações originais de grupos folclóricos no interior da Hungria...mas a internet ajudou bastante e achei bibliografia indispensável para os folks que queiram ler e se aprofundar sobre o assunto. posto sobre isso mais para frente!
Enfim, durante esses mêses longe do blog, a saudade daqui batia a cada descoberta interessante. E esse mundo tem muita música para nós descobrirmos, instrumentos étnicos super interessantes e grupos cada vez mais competentes para nosso deleite auditivo!!!