domingo, 4 de outubro de 2009

Музыки России

Neste ano, o Rio Grande do Sul comemora 100 anos da imigração russa. Em Campina das Missoes, cidade gaúcha na regiao da fronteira com a Argentina se estabeleceram os primeiros russos que chegaram ao estado.A maioria Siberianos. A música folclórica russa é um dos meus tipo de folk preferidos. Talvez, e voces irão concordar comigo, que seja um dos tipo de musica mais usado em obras não-folclóricas na ! Acho que russos tem muito orgulho da sua música.E eles tem razão de se sentir assim! :D


Como toda música folclórica que provem de muito tempo, o que restou são temas escritos que são modificados com o passar do tempo.As musicas folclóricas mas conhecidas e tocadas são Kalinka, korobushka e Poliushka.O intrumentos mais característicos são a Balalaika e o Garmoshka.O violino apareceu no sec XIX , importado dos ciganos balcanicos. Muitas das músicas folclóricas da Rússia são ciganas, datadas, segundo algumas crônicas do século XV.



Na música erudita,encontramos nacionalistas que incluem em suas composições temas da música russa folclórica como Tchaikovsky e o grupo dos cinco,formado por compositores como Rimsky- Korsakov e Borodin. Sempre se encontra uma "Pascoa Russa" ou uma "Dança Russa"...

Essa Dança Russa,de Tchaikovsky (a hooras pra escrever sobre ela :D) é,definitivamente, umas das minhas peças preferidas. Parte do Ballet "O Lago dos Cisnes",é uma peça virtuosa para violino solo e orquestra! Composta para a bailarina Pelagia Karpakova, a primeira a interpretar Odette/Odille, na versão fracassada de 1895, pertence ao apêndice do partitura original.Algumas produções não apresentam a dança russa por optarem pela conreografia de Petipa,q eliminou a dança do III ato!Algumas companhias com o American Ballet Theater ,porém realizam versões do Lago com a dança russa.É uma música realmente com muito espirito folclórico e muito apresentada em concertos pelos melhores violinistas do mundo,como Janine Jansen.









Mas não é só a música folclórica que mais me facina na cultura russa. A própria língua tem uma fonética linda que cai muito bem em canções pop, muito musical e gostosa de ouvir!


Um exemplo de pop russo da mais alta qualidade é o duo Nichya ,composto por Oleg Borschevsky e Elena Kiper. Esta última, é muito conhecida por compor sucessos de outro duo, t.a.t.u.!Ela era procutora,ao lado de Ivan Shapovalov,mas em 2006 decidiu seguir um novoprojeto,a lado de Oleg.Escutei também (e adorei! :D) Yulia Savicheva.Bastou ouvir Esli V Serdste Zhivot Lyubov para me apaixonar pela voz da guria siberiana,filha de músicos!!!



Dança Russa (O Lago dos Cisnes -Tchaikovsky) por Janine Jansen:
My Space do Nichya:
My Space de Yulia Savicheva:


Agradecimento especial: Monica Galafassi, pela foto de dança russa e algumas informações adiocionais!:DDD